Como um advogado especialista em direito da saúde pode te ajudar a ter tratamento médico?
- Pedro Romanelli
- 10 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Advogado, até pode ser chamado de Dr.(a), mas não é medico, então como ele pode ajudar alguém que esta doente e precisa de tratamento, medicamento, internação, home care, cirurgia ou qualquer outro tipo de atendimento pra sua saúde?
Sabe o plano de saúde? Que por contrato tem o dever de fornecer os meios de cuidar da nossa saúde. Já ouvir falar que ele recusa a realizar alguns procedimentos ?
Por exemplo: Negativa para Home Care (assistência médica domiciliar), negativa para fazer cirurgia, negativa para fornecer medicamento fora da lista da ANS (agencia nacional de saúde) ou medicamentos de alto custo e outros diversos procedimentos necessários para cuidar da saúde de alguém.
Sabe o SUS (sistema Único de Saúde)? Que pela nossa Constituição da República o Estado (Art. 196 CF/88) tem o dever de cuidar da saúde de seus cidadãos. Então, o mesmo vale para o SUS, que por muitas vezes nega o atendimento do direito à saúde, sob o argumento de falta de recursos ($$), que o remédio, que o tratamento não é realizados naquela cidade ou por aquele estado, deixando o cidadão sem o devido tratamento.
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
E é ai, que o advogado especialista pode ajudar, pois em regra, a negativa do tratamento seja pelo Plano de Saúde ou pelo SUS, são indevidos e injustos, e com a análise do direito da saúde de cada ser humano, nós ajudamos muitas pessoas a conseguirem o tratamento médico que tem direito.
A visão do especialista, ajuda a poder enfrentar essas injustiças e proteger o direito a vida e a saúde que foram escritos na nossa Constituição para serem cumpridos. Conforme os Artigos 5° e 6° da Constituição Federal de 1988
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
E é esse o nosso trabalho, fazer valer e acontecer o direito de cada pessoa.
Se o SUS ou os planos de saúde não cumprem o seu dever, então nós levamos essa questão para o juiz decidir, e avaliando as provas, as necessidades de tratamento prescritas pelo médico e a atuação dos advogados e das partes, o juiz irá decidir se o plano de saúde ou o SUS, devem cumprir o direito a saúde e fornecer o tratamento médico necessário.
Quando a negativa de tratamento é injusta o juiz manda o tratamento ser efetivado, vamos te mostrar algumas decisões, sobre medicamento, cirurgia, internação e home care:
Jurisprudências






Os juízes se baseiam na Constituição e na Lei para ordenar o cumprimento do tratamento médico, considerando também as provas, como os laudos médicos e o prontuário, a atuação das partes, dos advogados e outros fatores. Por isso cada caso precisa ser analisado por um profissional que entenda desse direito.
Além disso, muitas demandas precisam de urgência e uma produção de provas forte para conseguir o tratamento que se precisa.
Se quiser entender mais sobre direito à saúde, pode olhar nossa página, nossos outros artigos ou entrar em contato conosco.
- Se tiver mais dúvidas ou quiser uma consulta, pode entrar em contato conosco pelo nosso WhatsApp e segue nossos contatos no final dessa página.
*Nossos contratos são digitais com valide jurídica, assinados pelo celular com facilidade, para tornar o nosso atendimento o mais rápido e seguro para você que terá uma cópia do contrato também.
**Nossos serviços são feitos online em todo o Brasil e presencialmente em Belo Horizonte/MG
Comments