O que é INPI e qual a importância para os Influenciadores Digitais
- Pedro Romanelli
- 20 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jan. de 2023
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o órgão do governo que lida com os registros de marcas e patentes de uma pessoa.
O INPI foi decretado em 1° de janeiro de 2019 sob o Decreto n°9.660, garantindo que toda pessoal em território nacional possa registrar ou patentear a sua marca.
Para o funcionamento de uma empresa, este é o órgão responsável pelos registros que viabilizam a sua autonomia, bem como a sua marca.
Dentre as funções do INPI, estão:
· registro de marcas;
· transferências de tecnologia.
· registro de softwares;
· topografia de circuitos;
· indicações geográficas;
· registro de desenhos industriais;
· uso de patentes;
· registro de serviços, entre outros.
Sendo assim, todo e qualquer registro relacionados aos itens acima, é de competência do INPI.
Qual a importância do INPI para um Influenciador Digital?
Como vimos no tópico anterior, o principal objetivo de registro de marca é proporcionar uma maior diferenciação de um serviço ou produto dos demais concorrentes e também dos consumidores.
Registrar a sua marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é a única alternativa de protegê-la.
E é neste sentido que o INPI é tão importante para os influenciadores digitais. Pois, a partir do momento em que uma pessoa utiliza da sua própria imagem para a promoção de serviços pecuniários, vê-se a vulnerabilidade da imagem e do nome do referido influenciador digital frente a outras pessoas.
Registrando a sua marca, você terá segurança legal de que nenhuma outra conta, perfil pessoa pode utilizar da sua imagem e do seu nome sem uma prévia autorização.
Ao reconhecer o uso exclusivo e a propriedade de um determinado serviço, seu titular protegerá um dos ativos intangíveis mais importantes de seu negócio, que representa sua identidade no mercado e junto aos consumidores de seus produtos.
Observe que, se um influenciador digital não estiver cadastrado no INPI, registrá-la tão somente a Junta Comercial, não protegerá sua marca, o que pode fazer com que você invista em publicidade e todos os materiais visuais utilizados para identificar seu negócio, de forma extremamente vulnerável.
Dessa forma, atentar-se quanto ao registro dos trabalhos publicitários que você realiza é extremamente fundamental!
- Compartilhe
Conhece alguém que trabalha como influenciador digital e precisa de ajuda no registro da sua marca? Então compartilhe esse texto!
- Dúvidas:
Se você estiver precisando de ajuda sobre como registrar a sua marca para ter mais segurança legal em seus contratos ou quiser entender mais sobre o assunto, entre em contato conosco pelo WhatsApp.
- Informações:
*Nossos contratos são digitais com validade jurídica, assinados pelo celular com facilidade, para tornar o nosso atendimento o mais rápido, prático e seguro para você, que terá acesso online ao seu contrato.
**Nossos serviços são feitos online em todo o Brasil pelo site firmajuridica.com.br e presencialmente em Belo Horizonte/MG.
- Texto:
Pedro Henrique Romanelli Sampaio Advogado - OAB/MG 189.269 Professor - Pós Graduando em docência jurídica
Especialista em Direito do Consumidor, Digital e da Saúde.
Comments