Telegram será SUSPENSO no Brasil pelo Ministro do TSE (tribunal Superior Eleitoral)
- Pedro Romanelli
- 15 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2022

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin e atualmente presidente do TSE (Superior Tribunal Eleitoral) pretende SUSPENDER o aplicativo TELEGRAM, seguindo a a possibilidade levantada pelo presidente anterior do tribunal, o ministro Luiz Roberto Barroso.
O motivo ?
É simples, evitar as Fake News, a propagação de informação falsa e a desinformação.
O período eleitoral muda países e economias.
A campanha politica mudou, as pessoa não pegam mais o panfleto na rua, não assistem mais o horário eleitoral obrigatório em todos os canais. As pessoas estão com os olhos em outra tela, a do celular.
Com toda a atenção nas plataformas de redes sociais e trocas de mensagens em grupos, toda pessoa esta sujeita a receber informações falsas, construídas de forma convincente e elaborada, para enganar e fazer a pessoa mudar seu voto.
Com isso o TSE, fez uma parceira com a outras plataformas de redes sociais como Whats app, Instagram, Facebook, Youtube, Google, Tik Tok, Kwai, para combater as Fake News e a desinformação.
No entanto, o Telegram não tem SEDE no Brasil, e ignorou as tentativas de comunicação do TSE.
Para evitar a suspensa do aplicativo, a equipe do Telegram deve responder a justiça brasileira e aderir ao pacote de normas para evitar a fake news.
Se continuar sem estabelecer contato e sem fazer uma parceria de controle as Fake News, a plataforma poderá ser suspensa a qualquer momento, e com POSSIVEL retorno em janeiro de 2023. (após as eleições e em um momento mais seguro, evitando a criação de polemicas e guerras civis)
Barroso será presidente do TSE até dia 22/02/2022, e depois passará o cargo para o Ministro Edson Fachin, que deve seguir o procedimento necessário para proteger o voto brasileiro.

E ai, você esta pronto(a) para ficar sem o Telegram ?
Fique alerta se você tem grupos de info-produtos ou se produz e vende conteúdo pelo Telegram, para não perder o contato com seus leads ou clientes.
Segue o portal da justiça eleitoral de combate a desinformação "fake news", comentando sobre as parcerias estabelecidas entre algumas redes sociais e a justiça eleitoral, mas o Telegram não estava nela até o fechamento deste artigo.
- Compartilhe
Se conhece alguém que depende muito do Telegram, compartilhe esse artigo para essa pessoa poder se prevenir e pensar em um plano alternativo.
- Dúvidas:
- Se quiser entender mais sobre direitos digitais e redes sociais, veja nossa página https://www.firmajuridica.com.br/redes-sociais com nossos artigos ou entre em contato conosco pelo WhatsApp.
*Nossos contratos são digitais com valide jurídica, assinados pelo celular com facilidade, para tornar o nosso atendimento o mais rápido, pratico e seguro para você, que terá acesso online ao seu contrato.
**Nossos serviços são feitos online em todo o Brasil pelo site firmajuridica.com.br e presencialmente em Belo Horizonte/MG.

- Texto:
Pedro Henrique Romanelli Sampaio -
Advogado - OAB/MG 189.269
Professor - Pós Graduando em docência jurídica
Especialista em direito do Consumidor, Digital e da saúde.
Alguma sugestão de tema que gostaria de ler no nosso site? Envie um WhatsApp pra gente.
Comments